quarta-feira, 4 de junho de 2008

O futuro dos Blogs



De uns tempos para cá muitos profissionais do jornalismo se renderam aos blogs. Os blogs têm caráter cooperativo, de troca de informação e estimulam a reflexão, entretanto ainda há desconfiança quanto à credibilidade da informação publicada nele por serem totalmente opinativos e parciais. Isso não quer dizer que não há qualidade na informação.
O blogueiro Phelipe Cruz fala sobre a expectativa do futuro dos blogs. “Os blogs existem há 17 anos. Já vieram, já ficaram e continuam por aí. Se fosse uma febre, já teria sumido há muito tempo. Eu não tenho dúvida. Os blogs estarão cada dia mais modernos, mais importantes e existirão por muitas outras décadas”.
Alguns blogs chegam até mesmo a pautar os impressos. Se houver instantaneidade (o que depende do blogueiro) o blog pode sair na frente de muitos veículos. O blogueiro pode estar frente ao acontecimento, em contato direto com as fontes e ‘subir’ seus textos imediatamente. Essa vantagem pode conquistar ainda mais o tradicional jornalista, dando assim mais visibilidade neste instrumento de divulgação de notícia e conquistando cada vez mais o leitor.
Este assunto já vem sendo discutido há alguns anos. No blog do Observatório da Imprensa um texto foi postado em 2003. Veja em Jornalista deve ter blog?

Nenhum comentário: