quarta-feira, 4 de junho de 2008

O poder de transformar a informação livre



Conhecimento gera conhecimento. Conhecimento é perigoso, porque faz sempre surgir algo novo. A humanidade sempre teve medo do novo. Apesar de ser um clichê, é uma afirmação da qual não ouso duvidar. O grande problema do novo é seu poder de transformar, e é esse o ponto da velha discussão sobre liberdade de expressão e da informação livre. Sempre que algo realmente novo - e portanto transformador - surge, é praxe que aqueles que detém o mando das coisas (as velhas coisas de sempre) tentem controlar o novo e aplacar a ira do seu alcance.
Vivemos uma era controversa. Conglomerados gigantes detém corporações de mídia, de entretenimento e de informação. Num mundo onde a informação se tornou a moeda circulante mais poderosa, mais do que o petróleo, mais do que o poderio militar, mais do que o poder de veto no Conselho de Segurança da ONU; deter a informação é deter o poder máximo. É possível manipular, mentir, deturpar massas humanas incalculáveis e fazê-las odiar algo que nunca viram, com o que jamais antes tiveram contato e que passaria impunemente ignorado por toda a vida, a menos que fosse "informado".
É esse poder novo e transformador de informar que faz da internet - que tentam minimizar como a "rede mundial de computadores" - uma ferramenta de inovação sem precedentes. Sem precedentes porque para transmitir um sinal de rádio ou TV é preciso muito dinheiro, para imprimir um jornal também, mas para exibir um site na internet basta querer. Claro, é preciso ser alfabetizado, ter alguma intimidade com a informática e um tanto de paciência, além de um computador e uma forma de acessar à web.

Nenhum comentário: