domingo, 8 de junho de 2008

Redações integradas são nova tendência

Redação integrada do Daily Telegraph, em Londres


Após o diário britânico DAILY TELEGRAPH lançar sua redação multimídia no ano passado, agora é a vez da BBC NEWS inaugurar seu projeto de redação integrada. Este tipo de redação prevê jornalistas de rádio, televisão, web, enfim, das mais diversas mídias compartilhando o mesmo espaço e agregando valores as notícias.

Pete Clifton, diretor de jornalismo multimídia da BCC, em entrevista ao Portal IMPRENSA em março deste ano, contou como está sendo desenvolvido esse projeto dentro da emissora. Segundo ele, a emissora esta dando os primeiros passos do projeto de integração das mídias. A partir de junho os jornalistas de rádio e TV já trabalharam no mesmo espaço.
Já os jornalistas da BBC World News e responsáveis pelos textos do site da BBC News integrarão a nova redação a partir de junho deste ano.

Desde o lançamento da redação da BBC, os debates sobre as vantages e desvantages de uma redação integrada vem granhando força. Segundo da professora da ECA-USP Beth Saad, que participou do 9º Simpósio Internacional sobre Jornalismo Online em Austin, "a integração operacional multimídia é irreversível; este é um processo extremamente dependente da cultura de cada empresa e geralmente ocorre de forma escalonada".

No Brasil as propostas para redação integradas ainda são poucas. O jornalista André Deak ministrou um curso de jornalismo multimídia para profissionais do grupo Diários Associados em Belo Horizonte. Outras tímidas iniciativas vêm surgindo, porém os resultados só o tempo irá revelar.

Nenhum comentário: