Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado. Foi fundado em março de 2006 pela Obvious Corp. em São Francisco.
As atualizações são exibidas no perfil do usuário e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial ou por RSS, SMS ou programa especializado.
Devido ao sucesso do Twitter, um grande número de sites parecidos foram lançados ao redor do mundo. Alguns oferecem o serviço para um país específico, outros unem outras funções, como compartilhamento de arquivos no Pownce.
Quando o site começou, a imprensa usava-o apenas como um excelente meio para publicar chamadas para serem recebidas via RSS. Mas agora, eles estão tirando proveito de uma grande habilidade do Twitter: habilidade de poder publicar via SMS.
Assim possibilita que jornalistas publiquem pequenas notas, de qualquer lugar e a qualquer momento. Essa rede americana de notícia está usando para informar avanços nos tópicos das eleições, pois esse tema naturalmente provoca muitos comentários e notícias.
O mundo inteiro pode publicar no Twitter, basta ter um celular e uma conta registrada no site.
A web é um grande laboratório de comunicação e uma incubadora de projetos, o que leva a crer que o que o Twitter tem de mais importante a oferecer aos jornalistas é oportunidade de aprendizado.
A ferramenta ainda é pouco explorada no jornalismo brasileiro, mas algumas experiências nos fornecem indícios de como a prática pode ser implementada à rotina das redações:
Pautas: calamidades e desastres naturais como incêndios e terremotos, além de protestos e manifestações, em geral são noticiados primeiro em microblogs e no chamado jornalismo cidadão. O Twitter, quando bem empregado, torna-se uma fonte em potencial para pauteiros de plantão.
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