sexta-feira, 6 de junho de 2008

Twitter e novo jornalismo



Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado. Foi fundado em março de 2006 pela Obvious Corp. em São Francisco.

As atualizações são exibidas no perfil do usuário e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial ou por RSS, SMS ou programa especializado.

Devido ao sucesso do Twitter, um grande número de sites parecidos foram lançados ao redor do mundo. Alguns oferecem o serviço para um país específico, outros unem outras funções, como compartilhamento de arquivos no Pownce.

Quando o site começou, a imprensa usava-o apenas como um excelente meio para publicar chamadas para serem recebidas via RSS. Mas agora, eles estão tirando proveito de uma grande habilidade do Twitter: habilidade de poder publicar via SMS.
Assim possibilita que jornalistas publiquem pequenas notas, de qualquer lugar e a qualquer momento. Essa rede americana de notícia está usando para informar avanços nos tópicos das eleições, pois esse tema naturalmente provoca muitos comentários e notícias.
O mundo inteiro pode publicar no Twitter, basta ter um celular e uma conta registrada no site.

A web é um grande laboratório de comunicação e uma incubadora de projetos, o que leva a crer que o que o Twitter tem de mais importante a oferecer aos jornalistas é oportunidade de aprendizado.

A ferramenta ainda é pouco explorada no jornalismo brasileiro, mas algumas experiências nos fornecem indícios de como a prática pode ser implementada à rotina das redações:

Pautas: calamidades e desastres naturais como incêndios e terremotos, além de protestos e manifestações, em geral são noticiados primeiro em microblogs e no chamado jornalismo cidadão. O Twitter, quando bem empregado, torna-se uma fonte em potencial para pauteiros de plantão.

Apuração: o uso das redes sociais e do Twitter em especial para fazer contatos, agendar entrevistas, descobrir e localizar fontes. Cobertura just-in-time de eventos como palestras, conferências e esportes.

Redação: escrever uma notícia em blocos de 140 caracteres e enviar pelo celular do local do fato pode ser de grande agilidade no setor de breaking news.

Distribuição de notícias/divulgação da marca: pouquíssimos portais e sites noticiosos no Brasil, como o G1, a Globo Online e a BBC Brasil (em Portugal os jornais Publico e Jornal Expresso), usam a plataforma para dar notícias ou mesmo divulgar suas marcas junto à audiência. Alguns criaram seções específicas, como o Minha Notícia (IG), o UOL Cinema e o Limão (Estadão).

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