segunda-feira, 23 de junho de 2008

Produzir conteúdo com mobilidade para os mais vastos “ciberpúblicos”

Celulares, smartphones e câmeras digitais como plataformas de produção


Mobilidade: esse é o conceito do momento. Para se ter produtividade é necessário otimizar o tempo e para isso se pede tanto mobilidade. O jornalista está ganhando tanto em produtividade quanto em oportunidade. Afinal o ambiente de produção é muito vasto: celulares, smartphones e câmeras digitais como plataformas de produção aliadas às conexões sem fio do tipo wireless, WiMAX, tecnologia de terceira geração (3G) da telefonia celular.
Segundo
Fernando Firmino, jornalista e professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba e idealizador do blog Jornalismo Móvel “esta estrutura permite transferência de arquivos ou navegação na internet em alta velocidade através de celulares banda larga, agilizando o trabalho dos repórteres em situações de emergência e a distância”.
Um bom exemplo disso é o tão anunciado e esperado
Iphone 3G da Apple. Os recursos são vários entre eles bateria para até 10 horas de conversação, GPS além de suporte para blogs (o TyperPad) que permitirá a postagem direto do celular com o anexo da foto. A outra ferramenta (Mobile News Network ) foi desenvolvida junto com a agência de notícias Associated Press onde o repórter poderá acessar ou enviar reportagens a partir do iPhone. São aplicativos que potencializam o jornalismo móvel.
Alguns jornais pelo mundo vêm apostando na tecnologia. Dois jornais do grupo britânico de mídia News Group, o
The Sun e o The News of the World, estão desenvolvendo iniciativas como o Sun Me TV, baseado na tecnologia See Me TV, da rede inglesa de serviços móveis 3, permitira aos consumidores fazer vídeos curtos a partir de seus celulares e enviá-los para uma seção dedicada no site do The Sun.
Para Firmino "o jornalismo móvel é uma tendência nos grandes conglomerados de mídia do Brasil e do mundo e por isso estudos nessa áreas são raros mais vem provocando grande interesse”
Nos dias 13, 14 e 15 de maio deste ano ocorreu a terceira edição do Ciber.Comunica 3.0, evento que tem como objetivo discutir a comunicação associada às tecnologias contemporâneas. Nessa edição, a discussão do Ciber.Comunica girará em torno da Comunicação Sem Fio. Para o coordenador geral do evento o professor mestre Claudio Manoel Duarte. "O que motiva o Ciber.Comunica é o acompanhamento dos uso das tecnologias nas variadas formas de comunicar".
Na era da mobilidade, a qualidade do exercício jornalístico é caracterizado pela cibercultura e pelo ciberespaço e a estrutura de produção jornalística móvel modifica as rotinas produtivas tradicionais repercutindo na profissão e na definição de novas funções jornalísticas o que deve ser aproveitado pelos jornalistas e orgãos midiáticos de plantão. Cabe ao público mergulhar em conteúdos e deliciar-se com as novas ferramentas que nascem a cada dia.

Nenhum comentário: