segunda-feira, 9 de junho de 2008

A história está na internet

Tudo está mais fácil


Assim como a música atravessa os tempos, os heróis também. No passado mitos eram criados com mais frequência. Na época em que a noticia não tinha a web como meio de transporte demorava-se alguns dias para que lugares mais distantes pudessem se atualizar. Era uma vez, um tempo em que um gol, uma luta ou até mesmo o mais importante dos discursos chegavam, muitas vezes, contados através da boca do povo.

Primeiro o avanço do rádio e do tele jornalismo, agora com ainda mais eficácia a Internet decreta literalmente o fim de qualquer barreira entre a informação e a sociedade. Não há mais desculpas para os desinteressados. A história está gratuitamente no ar, assim como imagens marcantes, músicas e tudo o que acontece de bom ou de ruim no mundo.

Em ano olimpico, por exemplo, quem nunca ouviu falar de Cassius Clay, Tommie Smith e John Carlos, símbolos de uma época em que o esporte era praticado por amor e não por motivos economicos, pode facilmente consultar verdadeiros acervos de vídeos ou até mesmo enciclopédias online. Quem ganhou com tudo isso foi a cultura e a educação. Hoje em dia tudo é muito mais fácil, tudo é possível.

Nenhum comentário: