segunda-feira, 9 de junho de 2008

BBC News já tem redação integrada

Redação integrada da emissora britânica BBC News


O futuro das redações será a integração. Esse foi o resultado da pesquisa Newsroom Barometer 2008, conduzida por Word Editors Fórum, em que foram entrevistados 704 editores de todo o mundo. Os editores europeus acreditam que em pouco tempo as redações integradas serão muito comuns. Os americanos são totalmente favoráveis ao tema e concordam em uma mudança de cultura.

Mas, o que é uma redação integrada? São redações multimídias onde produções impressas e digitais ocorrem em conjunto. A pesquisa conclui que 86% dos editores entrevistados acham que as redações integradas vão se tornar comum em breve.

A BBC News já deu o primeiro passo. Os jornalistas de rádio e TV da emissora trabalham em um mesmo espaço desde março deste ano. Para junho, será a vez dos jornalistas da BBC World News e os responsáveis pelos textos do site da BBC News integrarem a nova redação.

Para o editor Pete Clifton, diretor de jornalismo multimídia da emissora em Londres, o jornalista precisa ser flexível para ser um bom profissional multimídia. “Esse é um mundo que te consome muito, as coisas mudam rapidamente e cada vez mais depressa, pressionando você. Os jovens jornalistas precisam possuir diferentes habilidades e freqüentar todos os lugares que puder, aprender todas as coisas que conseguir e estudar o quanto for possível”, afirma Clifton.

No Brasil, a experiência ainda anda devagar. Mas, existem alguns veículos que iniciaram o modelo de redação. É o caso do jornal O Estado de S. Paulo, quando anunciou a reformulação da redação e o lançamento do novo portal em 2006 e a Gazeta, no Espírito Santo, que agrupou os jornalistas do site com a rádio CBN Vitória.

Nenhum comentário: