terça-feira, 10 de junho de 2008

Acessibilidade para os idosos na Internet


Há duas observações iniciais que devemos levar em consideração quando tratamos de usabilidade dos sites da internet para as pessoas idosas. A primeira entre elas, é que a maioria da população idosa atual passou a grande parte de sua vida sem tecnologia, assim chegando a conclusão que sua experiência é muito limitada, quando se tratando de tecnologia. Além da questão anterior, outro ponto que devemos salientar, é que as pessoas idosas no inicia de sua vida tinham pouca instrução, as vezes relacionados à renda e à instrução escolar.
O segundo ponto, poderíamos dizer que seriam aspectos físicos, mentais, e de habilidades motoras. Embora não podemos generalizar, pois vários usuários idosos têm grandes habilidades motoras, variando muito entre as pessoas. Em alguns casos a memória possa se “degradar” aos passar dos anos. O detalhe físico que especialmente devemos observar nos usuários idosos é a visão, pois apresenta redução de seus campos visual, sensibilidade clara, percepções de cor, resistência ao brilho, sensibilidade do contraste, entre outras características. A audição (em caso de web sites sonoros) é outra grande dificuldade e devemos observar muito para orientar facilmente os usuários sobre os volumes possíveis em sua web site. A memória da pessoa idosa seria o ponto “x” , pois devemos facilitar o quanto possível, pois o idoso apresenta dificuldades significativas de aprendizagem.
Encontrar um usuário de idade avançada utilizando a web é algo que cresce todos os dias em nosso país, assim devemos adequar os sites à esses nobres usuários, e a usabilidade e acessibilidade estão ai para nos ajudar.
A primeira consideração que podemos notar com os usuários idosos, é a “auto culpa”. Eles se auto responsabilizam-se por todas as dificuldades que encontram (algumas frases comuns são: “Eu não sei realmente o que eu estou fazendo”; “É totalmente minha culpa”; “Isto me acontece sempre”).
Outros usuários, bem ao contrário, culpam o web site pelos erros.
Ao realizar uma pesquisa na internet em alguns site de busca, podemos notar que as palavras são bem mais emotivas do que os usuários mais novos (jovens e adolescentes). Várias palavras “positivas” de alta estima são freqüentemente utilizadas em buscar, e também é claro, palavras negativas e fortes, por exemplo: “ódio”, “amor”, “carinho”, “ternura”, outras palavras de estimação são bem pesquisadas “muito meigo”, “moça carinhosa”.
Encontramos também uma característica muito comum nesse acesso por idosos, seria a “não compreensão de termos técnicos”, exemplo de alguns termos usáveis para usuários mais novos e não compreendido aos idosos
são: “Browser”, “Configurações”, “FTP”, “link”, “home page”, entre outras centenas de palavras.
Outra ferramenta disponível e muito utilizada na web, são os “downloads”, más, percebo que a maioria dos usuários citados acima, teme que ao fazer o download, esteja trazendo para sua maquina vírus da internet.
O principal tópico dessas minhas observações sobre usabilidade para as pessoas idosas na web é essa: “Tamanho da Fonte”. É importante que a fonte do site seja pelo menos de tamanho 12 pts, pois abaixo ficaria quase que impossível sua leitura, visto que as maiorias dos nossos usuários contam com utilização de lentes corretivas.
Em resumo, quando formos utilizar como avaliação os usuários idosos devemos levar em consideração todos os pontos citados acima e outros que achar conveniente, ressaltando, que esse grupo de usuário cresce a cada dia, de maneira muita rápida e objetiva, utilizar técnicas de acessibilidade muito simples torna a navegação dos usuários bem mais rápida eficaz e sem constrangimentos.
Abaixo as dicas sobre coloração do site, que podemos passar segundo a W3C e ao nosso conhecimento de usabilidade web para pessoa idosa:
Cores
O envelhecimento é associado com o declínio na habilidade da discriminação de cor e na sensibilidade do contraste. As pessoas idosas têm a redução na transmissão da luz azul, têm mais problema cores classificar ou combinar, e fazem mais erros entre as cores Azul e Verde do que nas outras cores. Para fazer escolhas eficazes da cor, precisamos sabe o básico sobre cores e necessitamos obter o atributo perceptual da seguinte formatação da cor: Hue, Lightness e Saturation (versões em Inglês para padronização web). O Hue identifica cores específicas, tais como o azul, o amarelo e o vermelho.
O Lightness corresponde a “quantidade de luz” parece ser refletida de uma superfície. O Saturation é a “medida da intensidade” de uma cor. Ao escolher combinações da cor, você estará fornecendo maior “legibilidade” ao web site.

Nenhum comentário: