terça-feira, 24 de junho de 2008

Redes de jornalismo americanas utilizam sites como fonte de material.









Suas imagens a serviço do jornalismo
A idéia de jornalismo cidadão, ou jornalismo participativo, ou jornalismo colaborativo; é que seu conteúdo seja produzido por pessoas sem formação jornalística. Shayne Bowman e Chris Willis do Instituto Americano de Imprensa, definem o jornalismo cidadão como a participação ativa dos cidadãos nos processos de coleta de informações, de reportagens, de análise e de distribuição de notícias e informações. Esse formato ganhou força através do surgimento de ferramentas de publicação da web, como blogs, e wikis por exemplo.

A rede americana
CBS lançou recentemente um site, Cbseyemoble.com, onde seus usuários podem enviar fotos e vídeos de fatos noticiáveis, diretamente de seus telefones celulares. O site tem como prioridade: noticias de ultima hora, noticias sobre política, esportes e previsões do tempo, e para atrair a colaboração do público disponibiliza noticias da própria CBS, porém o site não deixa claro como o material disponibilizado será utilizado pela empresa.

Contudo, a rede
CNN já havia saído na frente lançando sua própria rede de jornalismo cidadão, o site iReport, este permite que seus usuários criem perfis pessoais, cometem e votem em posts de outros usuários, segundo Chris Press diretor da CNN, o site se parece com o YouTube, porém seu foco é voltado para o jornalismo cidadão.

Seria interessante se as empresas de jornalismo nacionais também aderissem a mais esse formato de jornalismo cidadão, onde as imagens são produzidas por amadores. Com isso todos sairiam no lucro, os cidadãos com mais uma forma de informação e as empresas com uma maior quantidade de material.

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