segunda-feira, 23 de junho de 2008

TV tridimensional pode virar mania


O sonho pode se tornar realidade






Está em teste uma nova televisão e com nova programação, a TV tridimensional. Criada originalmente nos Estados Unidos a TV tridimensional possibilita que o telespectador assistir a alguns programas numa espécie de “realidade virtual”.
Implantada no Japão essa tecnologia envia imagens diferentes para cada olho. Além de um aparelho de televisão com a tecnologia própria o telespectador tem que utilizar um óculos 3D que vem junto com o televisor.
Uma das primeiras televisões vendidas é da marca Hyundai que inclui a tecnologia estereoscópica responsável pelo envio de sinais aos olhos. Esta tecnologia é denominada TriDef e foi desenvolvida pela empresa norte-americana DDD Group
No único pais em que existe a transmissão de programas tridimensionais, o Japão, pretende implantar de maneira mais abrangente esta tecnologia até 2020 e incluir cheiros e talvez cumprimentar o seu jogador preferido.
Outros fabricantes também estão de olho nesse novo mercado. A Sansung, por exemplo, já vende televisores com essa tecnologia nos Estados Unidos mesmo não havendo transmissões de programas com a tecnologia 3D, isso segundo a AP. O valor dessas TVs podem ser até 25% maior do que a TV de LCD convencional.
Com a elaboração dessa nova TV também surgem tecnologias que influenciam a computação. A criação de materiais cristalinos podem ajudar a aumentar a velocidade dos computadores e dar mais formas aos objetos.
Essa nova tecnologia pode tornar realidade as ficções cientificas vistas nos filmes. Quem sabe quanto tempo mais vai demorar para metade dessa tecnologia se tornar móvel. Poderemos assistir a documentários sobre a natureza e sentir o cheiro da selva ou mesmo estar mais próximo do sofá da Hebe Camargo.
Inovações tecnológicas desse nível tornariam mais próximas da realidade as criações de
Steven Spielberg. Cada vez mais o mundo real se inspira na realidade virtual para criar novas tendências, objetivos tecnológicos e desafios as ciências da comunicação.
Essa tecnologia da TV tridimensional pode ser a saída para a preservação da história natural do nosso planeta que está se perdendo a cada dia mais.

Nenhum comentário: