sábado, 7 de junho de 2008

Todos sabem o que é web 2.0?


Todo estudante de jornalismo já cansou de ouvir o termo Web 2.0. O tema se intensificou no último ano. Mas muitos pesquisadores da internet questionam se o conceito de web 2.0 e suas possibilidades são de conhecimento da maioria dos usuários.

Para que tenha sucesso, esse novo modelo sustenta que deva haver uma conversação entre as pessoas através da Internet, em que as pessoas passam a ter a possibilidade de contribuir na produção do conteúdo que está sendo disponibilizado na rede.No Brasil, geralmente, dizemos que algumas tecnologias e conceitos demoram a chegar por aqui ou, mesmo quando chegam, demoram a ter sua devida importância. Por isso, costumamos dizer que “somos os últimos a saber,”.

Para se ter uma idéia de como a web 2.0 está sendo divulgada, o jornalista Gilberto Balbela Consoni, realizou uma pesquisa em um dos portais mais visitados do Brasil, a Folhaonline. O resultado foi descoberto foi que, 19 noticias que tratavam do tema e variavam de 30/12/2005 a 30/01/2007.

Segundo Gillberto, a primeira vez que o tema foi usado, aconteceu no texto “20 razoes para amar 2006". em que Lúcio Ribeiro faz um grande elogiou a Web 2.0 ao compará-la com o Orkut e MySpace. No entanto, não chega a fazer nenhuma explicação do conceito, ou seja, o leitor poderia até pensar que Web 2.0 seria um novo sistema de rede social, até porque Lúcio Ribeiro chega a dizer que seria um “Social Software”.

A segunda e mais antiga, notícia encontrada apresentava em 03/05/2006, quase seis meses depois da primeira informação, o sistema ThinkFree. Segundo Gilberto, o curioso é que a notícia inicia dizendo “Para engrossar a onda da Web 2.0”, enquanto essa foi apenas a segunda vez em que o termo surgiu no site da FolhaOnline e já falam em onda. Então, fica a pergunta. Será que a FolhaOnline estava perdendo a onda ou o tema era tão óbvio para os leitores? Mas, mesmo levando isso em conta, a notícia até chega a citar como funciona a Web 2.0, ao dizer que o sistema “permite que usuários compartilhem textos” e os publiquem em blogs. Porém, em nenhum momento a notícia informa que isso seria uma das principais características da Web 2.0. Ou seja, explica como funciona o sistema ThinkFree, mas perde a chance de dizer o que é Web 2.0.

Depois de ler todas as notícias relacionadas a web 2.0, no portal da folhonline, Gilberto chegou a conclusão de que a web2.0 tem a possibilidade de tornar a comunicação no mundo e o fluxo de informações mais sociável. Desde a sua produção até as suas formas de mediação. Assim, essa nova concepção poderia ser considerada, quando realizada, a utopia da Internet de tornar a informação de alcance da maioria, mas iria ainda mais além, já que não só a informação, mas também, a sua produção.

Nenhum comentário: