domingo, 8 de junho de 2008

YouTube colabora para o noticiário cidadão

Youtube estimula o aproveitamento noticioso cidadão

O cicadão no comando, lema muito utilizado no Jornalismo Open Source, é empregado em sites de grande popularidade, como o YouTube. Por meio dele, o internauta, entre outras ações, posta vídeos que podem ser observados pelo mundo inteiro. O conteúdo participativo é um termo empregado para explicar a utilização, por parte de um veículo, de um conteúdo gerado pelo usuário. O portal de compartilhamento de vídeos parece ter captado a idéia ao lançar recentemente o Citizen News, um canal de notícias cidadãs em forma de videoblog e cujo objetivo é destacar alguns dos melhores conteúdos noticiosos produzidos pelos usuários e publicados no site.

Conforme você vai assistindo as cenas, é fácil perceber que o tal videoblog não é simplesmente um agregador de vídeos, mas uma ação socialmente importante, longe da pretensão de ser uma nova forma de as pessoas se manterem informadas.

A forma como foi construído, solicitando contribuições, oferecendo elementos interativos e vendendo humildemente a idéia de um espaço para divulgar o que muitas vezes não entra em outros meios, também faz do Citizen News uma coleção de propostas que realmente atraem o usuário.

Nenhum comentário: