sexta-feira, 6 de junho de 2008

Meio ambiente pede socorro





Dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Em 1972 na Conferência de Estocolmo surgiu a Declaração sobre o Ambiente Humano, cujos princípios tinham o objetivo de servir de inspiração e orientação à humanidade para a preservação e melhoria do ambiente humano. A qual foi seguida 20 anos depois, pela Conferência do Rio de Janeiro, a Rio Eco 92, que reuniu 179 países.

O evento foi um dos mais importantes que os ambientalistas produziram até então, para se debater e solucionar a saúde do planeta. E quando se fala neste evento, muita gente lembra de uma convenção de malucos, que só idealizavam proteger pássaros, jacarés e árvores, mas a conferência tratou de questões fundamentais da existência. E mais recentemente seguindo o mesma linha de discursão outra conferência aconteceu em Joanesburgo na África do Sul, a Rio +10.
A preocupação com a conservação da natureza vem se acentuando nos dias atuais em função das atividades humanas, as quais têm causado sérios problemas de degradação ambiental, a ponto de comprometer, caso não sejam tomadas medidas emergenciais, os recursos naturais, as condições de vida e conseqüentemente, toda a vida futura no planeta.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, “Indiana Jones” faz apelo por animais. O ator
Harrison Ford estrela uma série de comerciais contra a matança animal. A mensagem visa conscientizar a sociedade para evitar compra de artigos vindos de espécies ameaçadas. Os três comerciais foram encomendados pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, em parceira com a organização não-governamental WildAid, e serão transmitidos em diversos países.

Tudo isso, mostra que ocorreu uma grande evolução da sociedade, na forma de encarar os processos de desenvolvimento. No entanto, as mudanças nesta percepção ocorrem num ritmo mais lento do que seria o desejável para o não comprometimento dos nossos recursos naturais. Atualmente o chamado desenvolvimento sustentável é o único capaz de propiciar condições de preservar os recursos naturais e condições de vida saudável para as gerações futuras. Para que isto ocorra é fundamentação a educação ambiental conscientiza e altera os padrões de comportamento do ser humano em relação à natureza.

Nenhum comentário: