domingo, 8 de junho de 2008

Web 2.0 e redes sociais no Ensino


Web 2.0: benefícios na Educação


Diante dos benefícios decorrentes da utilização da Web 2.0, alguns especialistas e estudiosos da área já levantam a hipótese de essa ferramenta, aliada às redes sociais, serem utilizadas na área da Educação.
Um dos profissionais que defendem essa tese é Humberto Zanetti, professor pela Anhanguera Educacional S.A., freelancer e pesquisador em arquitetura da informação, user interface e design de interação e mantém site e blog pessoais. Para ele, essa iniciativa viabilizaria a formação e troca de conhecimento. “O aluno pode se tornar um agente pensante que veja nessas ferramentas [wikis e blogs] a oportunidade ideal, estimulado pela possibilidade de formar e trocar conhecimentos. O professor por sua vez terá a oportunidade de verificar aspectos muitas vezes difíceis de serem identificados na sala de aula, como a capacidade de elaborar textos, pesquisar sobre um assunto, dar uma opinião e debater a de outros”.
A união de valores à instituição de ensino, a partir da utilização de Web 2.0, também é salientada por Zanetti. “Essa rede de comunicação também pode agregar valores à instituição de ensino. Um wiki bem desenvolvido, por exemplo, pode ser usado como ferramenta de pesquisa para alunos futuros, formando uma enciclopédia particular”.
Ele reitera,ainda, que “o ambiente educacional, tão prolífico em novas idéias, tem tudo a ver com web 2.0”, e que “aproveitar a inteligência coletiva dos alunos para trazer benefícios para os próprios alunos é muito interessante. Ferramentas como wikis e comunidades podem ajudar também na difícil tarefa de encorajar a colaboração entre alunos de turmas e disciplinas diferentes”.
Zanetti possui mais seguidores, no mundo inteiro. Recentemente um consultor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Seely Brown, comentou em entrevista sobre a falta de investimento das escolas e universidades de todo o mundo na elaboração de projetos educacionais que utilizem recursos de web 2.0. Brown enfatiza que tais projetos poderiam introduzir nos alunos a cultura de divulgar e debater idéias, como no uso de wikis e blogs.

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