sexta-feira, 6 de junho de 2008

O jornalisa e a web


O jornalismo online mudou radicalmente vários aspectos da realidade jornalística. Diante de novos obstáculos, os profissionais se firam obrigados a mudar a maneira de se fazer jornalismo. A mudança pode ser sentida principalmente nos cursos de jornalismo, onde as aulas de comunicação na web vem tomando uma importância cada vez maior. A profissão adquiriu outras características e exigências, além do tradicional curso de idiomas, agora o jornalista deve aprender também algumas ferramentas básicas para o uso da web. Doug Millison professor californiano de jornalismo alerta, “Os jornalistas on-line devem aprender a trabalhar com a web, ou seja, como usar a Internet para pesquisar informação, programação básica de HTML para saberem construir páginas Web, produção digital de áudio e vídeo e técnicas de programação na Web relacionadas, para adicionar elementos multimédia ao texto jornalístico”.

Outro ponto relevante desse novo tipo de jornalismo, refere-se a maneira do profissional escrever, J. D. Lasica, jornalista americano e um dos bloggers mais famosos do mundo da algumas dicas de como escrever para a web. “os jornalistas on-line devem ter as mesmas competências que os dos outros media: boas técnicas de entrevista, capacidades sólidas de pesquisa, pesquisa, tenacidade, velocidade, rigor, flexibilidade e uma escrita atrativa”. E acrescenta, “Aprender o que é que funciona na Internet – como melhorar a notícia através de fóruns, inquéritos, materiais de background, documentos de suporte, áudio, vídeo, mapas e gráficos interativos, arquivos pesquisáveis,

entre outros”, Mas J.D. LÇasica, também alerta para o principal, “Ter uma paixão

pelo jornalismo on-line, aprender as ferramentas do novo meio, desenvolver um conjunto versátil de capacidades, estudar HTML e Web Design, participar em discussões online, estar a par dos desenvolvimentos”.

Nenhum comentário: