segunda-feira, 23 de junho de 2008

Geração faça você mesmo









sem experiência mas com amor...


Nossa profissão estaria ameaçada por aventureiros? Talvez sim, talvez não. Fato é que a cada dia cresce mais o número de "faça você mesmo" em relação à matérias jornalísticas. Há casos de alguns veículos até pagarem pelas reportagens ou fotos, -caso do Estadão- outros chamam atenção dos amantes apenas com o prazer de ter seu nome em algo que poderá ser públicado na grande mídia, coisa que muitas vezes não acontece com um estagiário da área, que pega no pesado e não leva o crédito. Ossos do edifício...
Isto é o jornalismo participativo, também conhecido como open-source,e andam dizendo que é o futuro do jornalismo digital,este que necessita de rapidez e qualidade, nem sempre experiência. Isto na verdade não é um conceito totalmente novo, certamente você já ouviu um ouvinte falando sobre o trânsito na rádio, uma foto ou vídeo amador que pegou o flagra, as reportagens na web são só a consequência da evolução tecnológica e da inclusão digital. Uma pesquisa da Datafolha constatou que
42% dos usuários brasileiros produzem seu próprio conteúdo, o que num país considerado ainda em crescimento e desenvolvimento é muito positivo e estimulante.
Estímulo esse que é oferecido em muitos portais de renome, como o "Vc Repórter", do site
Terra, que exige um pequeno cadastro, depois disso é só enviar sua foto e matéria, que recebe uma avaliação prévia de profissionais que dão o ok final.
A velocidade da notícia e a provável sorte de quem está perto do acontecimento, foram estes os elementos que fortaleceram este novo "cargo".Afinal, hoje em dia com tantas tecnologias, câmeras e gravadores em aparelhos celulares, os sites para postagem à alguns cliques, tudo facilita e estimula, seja para apaixonados pela notícia ou para curiosos experimentadores.
Carolina Veronez

Nenhum comentário: