segunda-feira, 9 de junho de 2008

Globo quer comprar o Estadão?

Um boato envolvendo as Organizações Globo e o jornal O Estado de São Paulo tem esquentado diversas páginas na Internet. Tudo começou com uma notícia publicada no site Blue Bus: segundo o boletim Relatório Reservado, especializado em economia e finanças, “a família Frias (proprietária do jornal Folha de S.Paulo) estaria preocupada com a proposta de compra das empresas Globo a um jornal de São Paulo”. E mais: “o objeto de desejo da Globo seria o Estadão", mas que "não há nada confirmado”.


A notícia seguiu pelo blog Uni-Vos!, em nota intitulada "Vovô Karl já dizia". No texto, a afirmação de que “o pool de bancos que há uns três anos administra o tradicionalíssimo jornal dos Mesquita jogou a toalha e desistiu de ter lucro com a operação. Daí botou o jornal no prego. Abril, Infoglobo e o grupo do jornal Supernotícias, de BH, se interessaram. Foram pra mesa e só quem mostrou cacife até agora foram os Marinho”.


O blog acrescenta ainda que, caso o negócio seja de fato fechado, duas entidades sairiam prejudicadas. A primeira seria o leitor, que ficaria diante de uma imprensa cada vez mais uníssona. A segunda, o Grupo Folha, que teria seus concorrentes fortalecidos, tendo como saída apenas uma provável união à Abril.


No entanto, o diretor de Conteúdo do Estadão, Ricardo Gandour, teria garantido, em entrevista à revista Imprensa, que não existe nada além de boataria, motivada por um bom momento do Grupo Estado. “Saiu até nota em revista falando sobre vários grupos, interesses de compra. O que aconteceu foi que esse ano o balanço do Grupo foi muito bom e o patrimônio da empresa voltou a ser positivo, isso gerou essas especulações. Mas essa agenda não existe”.

Nenhum comentário: