domingo, 8 de junho de 2008

France-presse proíbe jornalistas de utilizar Wikipedia e Facebook como fontes

A agência de notícias AFP proibiu os seus jornalistas de usarem, como fontes de informação, a Wikipédia e o Facebook. A proibição começou devido ao incidente com Bilawal Bhutto em Oxford.
No começo do ano, o site de relacionamentos Facebook divulgou dois perfis fraudulentos de Bilawal Bhutto, filho da ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto, o que contribuiu para as restrições da agência francesa. Mas os casos sobre uso indevido da Wikipedia na mídia, ou manipulação de conteúdos sobre os mais variados temas no site, têm se repetido nos últimos tempos.

A atitude da agência acontece também depois do orgão britânico de regulação da imprensa, o Lord’s Committee on Media Ownership and the News ter questionado a credibilidade das fontes virtuais. Para o diretor dos jornalistas da France-presse em Londres, os trâmites da empresa são claros: os jornalistas que trabalham na agência, não podem retirar informação deste tipo de sites, tendo sempre que procurar fontes factuais. Só assim não será posta em xeque a qualidade da informação fornecida.

Nenhum comentário: