segunda-feira, 23 de junho de 2008

Jornalismo cidadão nas eleições brasileiras 2008

:: Jornalismo cidadão e eleições: maior voz aos políticos?
Jornalismo Cidadão, que também pode ter o nome de Colaborativo, Open Source ou ainda Jornalismo Participativo parte da idéia que o conteúdo jornalístico seja produzido por cidadãos, mesmo sem formação acadêmica necessária. Esta prática se caracteriza pela maior liberdade na produção e veiculação de notícias, já que não exige formação específica em jornalismo para os indivíduos que a executam.Podemos resumir de forma básica o jornalismo cidadão como dar voz ao povo. Seguindo essa linha de pensamento, o site de jornalismo cidadão Bocadopovo.com.br, que tem sua sede em Salvador (BA), possui como slogan: “Aqui você faz a noticia”.

No site são várias as editorias onde o repórter cidadão pode atuar. Mas existe uma em especial, que terá destaque nesse ano que acontecem as eleições municipais em todo o Brasil. E fica a pergunta: qual será o poder do jornalismo cidadão sobre as eleições?
O site de jornalismo cidadão da Bahia lançou um canal no qual os colaboradores podem participar ativamente da cobertura das eleições municipais da Bahia. Destaque para três sub-editorias que farão parte do contexto:
Candidatos – a sub-editoria Candidatos é o espaço para que sejam divulgadas as ações, a agenda, eventos e propostas dos candidatos.Eu Acho – sub-editoria em que o internauta irá emitir sua opinião sobre candidatos a prefeitos e os seus planos de governo.Opinião – espaço para textos opinativos sobre as Eleições 2008.
O próprio site ressalta que o veículo de comunicação tem como característica fundamental a produção de notícias pelo cidadão e não será usado como um palanque eleitoreiro por partidos políticos, candidatos e/ou cabos eleitorais.

Mas como assegurar que o jornalismo cidadão nas eleições dê voz aos partidos, por meio de "cidadãos" com intenções duvidosas?

Para eleições aqui no Brasil isso é novidade, mas nos EUA, essa maneira de fazer a cobertura das eleições é presente.

Será que esse jornalismo cidadão, que não tem grandes restrições a quem escreve e envia seu material, nas eleições será utilizado para alavancar a candidatura de alguns e destruir a de outros?

Basicamente, quem faz parte do jornalismo cidadão possui duas características em comum:
1) estavam diretamente envolvidos com o fato, ou por morarem próximos ao acontecimento, ou por estarem vivenciando as conseqüências daquele fato, como na guerra do Iraque, por exemplo, onde os blogs da região davam notícias mais precisas e interessantes que os jornais da grande mídia;
2) por possuírem acesso à internet e, conseqüentemente, às ferramentas necessárias para publicar e comentar notícias sobre aquele fato.Dessa forma, os blogs noticiosos começaram a fazer um sucesso mundial estrondoso.

Partindo dessas características, fica a pergunta: como serão as eleições de 2008 com a presença do jornalismo cidadão? Talvez aí apareça uma nova forma de comprar o voto? Essa será talvez uma nova estratégia de ganhar votos? Será que um cidadão com intenções duvidosas, pode utilizar o seu “poder” de comunicação à favor de uns, e claro, contra outros? Vamos aguardar e presenciar!

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