domingo, 8 de junho de 2008

“O mundo, de fato, nos observa”


Sites de relacionamento devem ser usufruidos com cautela

Sites de relacionamentos, ferramenta cada vez mais popular, principalmente entre os jovens, preocupam a sociedade devido à quantidade de riscos que apresentam.

Os sites de relacionamento da Internet, como o MySpace e o Facebook, estão na lista dos sites de relacionamento que mais apresentam risco aos usuários. Um estudo governamental para a campanha "Get safe online" ("navegue seguro na Internet"), na Inglaterra, revelou que um quarto dos 10,8 milhões de usuários desse tipo de site costuma postar dados sensíveis em "perfis" virtuais, como o local onde moram ou a data de nascimento. Trinta e quatro por cento dos usuários entre 18 e 24 anos divulgam informações que poderiam ser usadas com fins criminais.
"Mesmo que algumas dessas informações pareçam inofensivas, fornecem, na verdade, um rico material para criminosos" e todo tipo de fraudes, afirma Tony Neate, diretor da campanha informativa, que ainda alerta: "data de nascimento ou o local onde vive são suficientes para que alguém obtenha um cartão de crédito em seu nome. Enquanto a maioria das pessoas não forneceria esse tipo de dado a um estranho, elas a divulgam pela Internet sem problemas, onde todos podem ver, esquecendo que, via Internet, o mundo, de fato, nos observa".
Apesar disso, 15% dos usuários não usam qualquer ferramenta para que os dados presentes nesses sites sejam confidenciais, e 24% dos internautas usam a mesma senha em todos os sites.Entre os usuários das páginas de relacionamento, 29% buscam informações sobre antigos amores. Essa proporção aumenta para 39% entre 25 e 34 anos de idade.
Um em cada três usuários procura informações sobre seu chefe, seus companheiros ou a respeito de candidatos a uma vaga de emprego.

Nenhum comentário: