sexta-feira, 6 de junho de 2008

Tecnologia digital desenvolvida no Brasil

A primeira transmissão para TV digital com tecnologia 100% nacional, desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), foi realizada na quinta-feira (05/06), no campus central da universidade, em Porto Alegre.
A tecnologia em teste vai permitir o barateamento dos transmissores, contribuindo para que as transmissões para TV digital cheguem mais rápido em todas as regiões do Brasil. O projeto - que é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – é uma iniciativa que vai beneficiar as empresas de radiodifusão no país, com um barateamento de cerca de 50% com a adaptação para a nova tecnologia.
A universidade desenvolveu um modulador digital, que é o "coração" da camada física do sistema de transmissão. O chip será feito na Alemanha e até o final deste ano deve estar disponível no país. Este é o primeiro chip para TV digital desenvolvido no Brasil e o mais complexo feito no país até hoje.
O desenvolvimento dessa tecnologia é um grande passo para a evolução da TV digital no Brasil. A possibilidade de baratear o custo para o consumidor facilita a propagação da nova tecnologia no país. E as redes de televisão poderão passar informação com qualidade digital para todos.

Nenhum comentário: