sábado, 7 de junho de 2008

Blogs são permitidos nas Olimpíadas

O Comitê Olímpico Internacional (COI) permitiu que os atletas mantenham blogs durante as próximas Olimpíadas. Os atletas requisitaram a autorização para escreverem seus diários on-line durante os Jogos, mas o COI se preocupava com a possibilidade de essa atividade infringir acordos de proteção à propriedade intelectual e informações privativas.

O órgão disse que a manutenção de blogs seria permitida nas Olimpíadas de Pequim-2008 desde que os responsáveis pelos textos seguissem o formato ditado pelo COI, que vê os blogs como uma forma de manifestação da pessoa e não como uma forma de jornalismo. A exigência é que, quando pessoas envolvidas nos Jogos publicarem textos referentes às Olimpíadas, que esses textos limitem-se a suas experiências pessoais na competição.

Os bloggers dos Jogos de Pequim, que ocorrem entre os dias 8 e 24 de agosto, estão proibidos de divulgar material visual ou de áudio referentes ao evento esportivo ou de divulgar material confidencial relativo a terceiros. Os atletas e membros de delegações podem postar somente fotos tiradas fora das áreas reservadas. Dentro dessas áreas, somente serão permitidas fotos que não contenham qualquer imagem das competições.

Essa decisão tem como objetivo proteger as empresas que pagaram bilhões de dólares para ter o direito de transmitir os Jogos. Mas a idéia de uma narrativa mais pessoal das Olimpíadas, vista por quem vivencia os fatos, seria a "cereja no bolo" para uma cobertura cada vez mais moderna do evento esportivo mais importante do mundo.

Nenhum comentário: