domingo, 8 de junho de 2008

Domínio público disponibiliza filmes raros


















Filmes antigos podem ser baixados pela internet

Com o advento do DVD, os filmes mais antigos sumiram das prateleiras das vídeo locadoras. Mas uma novidade tem agradado os amantes dos velhos clássicos dos cinemas, os filmes online. A conexão banda larga permite ao internauta acesso para assistir ou baixar filmes raros, que caíram no domínio público ou tiveram o direito autoral expirado.
Para transformar os antigos cassetes em mídia digital, empresas disponibilizam multiaplicativos para baixar, converter ou contar a história de cada produção. Veoh, Emol e Public Domain Torrentes são as mais destacadas, mas o usuário pode ter acesso também pelo Kassa Life, Bittorrent, entre outros.
Os sites citados são focados em filmes raros, mas muitos dos títulos da década de 60 e 70 já estão disponíveis para serem assistidos e baixados. Como é o caso dos clássicos consagrados na Sessão da Tarde, programa que exibe filmes nas tardes da Rede Globo, e que sumiram do alcance popular.
Em desvantagem, os filmes mais antigos baixados pela internet, apresentam imagens com resolução inferior ao DVD, já que muitos títulos são recuperados de cassete e mantém a resolução original.

Nenhum comentário: