sábado, 7 de junho de 2008

Cinema nacional obrigatório nas escolas. O que achou da idéia?

Imagine uma sessão de cinema em pleno horário de aula...imaginou? Pena que pensando assim a gente passa vontade, né?
Que nada, as coisas podem mudar...
No início da semana, foi apresentado no Senado Federal um projeto de lei que prevê a exibição de produção audiovisual nacional obrigatória por, no mínimo, 2 horas mensais nas escolas do Brasil.
O senador Cristovam Buarque, autor da proposta, defende que todos os alunos devem ser preparados desde cedo para absorverem os produtos culturais nacionais.


A propósito, todo mundo já está sabendo que foi aprovada uma lei que torna “Música” disciplina obrigatória nas escolas do Brasil? Também é verdade.

Cinema e Música nas escolas

É interessante ver como essas leis andam de mãos dadas com uma educação cultural que o Brasil há décadas não via. E inclusive, promover o cinema nacional mostra aos jovens que Hollywood não pode ser a única referência como produção cinematográfica de qualidade.

Mas há uma polêmica aí:

O senador deixa claro que a idéia é dar uma forcinha para a indústria cinematográfica brasileira e os educadores dizem que a obrigatoriedade pode causar rejeição, e que mais viável seria exibir os filmes de acordo com a necessidade de aplicação durante o curso...

O que você achou das propostas?

Nenhum comentário: