domingo, 8 de junho de 2008

Jornalismo especializado, o futuro da profissão










Revista: o veículo mais especializado

Em busca do desenvolvimento de informações cada vez mais direcionadas surgem jornalistas especializados em determinados assuntos e que escrevem focados em grupos específicos. Esses profissionais têm um perfil diferente do tradicional: “especialista em generalidades”, e trocam a massificação pela personalização.
A formação do jornalista valoriza o conhecimento geral sobre vários assuntos, que diverge da tendência atual e do direcionamento para a especialização do profissional.
A revista é o veículo de comunicação que tem maior influência sobre a especialização jornalística. Mas é na internet que se encontra a maior fragmentação da audiência mundial em todos os grandes meios de comunicação atuais. Na rede, o internauta escolhe o que é de interesse e de que forma vai se informar, como exemplo do site Alpha Brasil, especializado em legislação. A aceitação desses produtos pelo consumidor deve-se à identificação dos temas abordados.
A lógica do jornalista de informar tem sofrido mudanças ao longo do tempo, deixando de noticiar apenas o que o leitor precisa saber, para informar o que ele quer saber. Entra em cena então a visão de mundo dos espectadores da notícia e a mídia busca a explorar assuntos de maior relevância para grupos específicos. O jornalista passa então a valorizar o leitor com expectativas e interpretações própria das informações.
O caráter focado do jornalismo especializado coloca em cheque sobre a linguagem jornalística, porque a possibilidade de maior aprofundamento causa mais intimidade com o leitor e maior criatividade na redação dos textos.
Diante da crise na produção e veiculação de informação da mídia tradicional, os “veículos segmentados provavelmente sejam no futuro a “melhor alternativa para o mercado de trabalho”.

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