sábado, 7 de junho de 2008

Os blogs e o jornalismo investigativo

Tatiana Pereira
De forma geral, blog e jornalismo são coisas que não têm muito a ver. Muita gente confunde as coisas e acha que, pelo simples fato de estar “blogando”, faz, automaticamente, jornalismo.
Nosso amigo Paul Bradshaw fala sobre isso no capítulo de um livro sobre jornalismo investigativo a ser lançado em breve.
Eu mesmo já tinha manifestado minha contrariedade com a banalização da palavra blog e o desvirtuamento de suas características. A tribuna para a expressão do brilhante pensamento vivo, como escolhem alguns, está muito distante do diálogo com o público, da coleção de coisas legais e da solidariedade com a blogosfera, por onde enveredaram outros _estes sim, fazendo blogs jornalísticos.
Foi em 1999 que o surgimento de plataformas como o Blogger ajudaram as pessoas a superar a ignorância em HTML e se aventurar na publicação on-line. Desde então não houve, no Brasil, uma iniciativa convicente de jornalismo investigativo _se bem que o maior exemplo norte-americano, a denúncia de que o presidente Bill Clinton tinha tido um affair com uma estagiária da Casa Branca, foi obtida porque o blogueiro era dono de uma loja de conveniência numa rede de TV e ouviu o papo dos repórteres.
Se você conhecer bons exemplos de blogs jornalísticos no Brasil, me conte. Vamos voltar ao tema em breve.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não entendi, senhores.

Trata-se de um post deste site, assinado aqui por outra pessoa? Não é assim que se faz na blogosfera, gente.