terça-feira, 10 de junho de 2008

Comunidades em rede, uma comunicação eficiente



O Orkut é uma rede de amigos que foi criada em 2004 pelo turco Orkut Buyukokkten e desde então é uma ferramenta de alienação para a maioria dos adolescentes brasileiros. Segundo matéria de Diego Assis para Folha Online, o Orkut é uma ótima ferramenta para resgatar as "antigas amizades" e para fazer novas, criar novas redes sociais. O questionamento levantado na matéria e que chama a atenção é a veracidade das informações no perfil dos usuários.

Em uma enquete promovida pela reportagem da Folha no próprio Orkut, 99,9% das pessoas responderam que jamais usaram o Orkut para contar mentiras, no entanto a entrevistada Moon Shine (nome fictício) diz que não acredita em algumas informações publicadas no perfil dos usuários, o que cai em contradição com a pesquisa. "Não acredito nos perfis masculinos. Geralmente os homens são solteiros, sarados e ricos tudo mentira".

O estudo de Lídia de Oliveira da Universidade de Aveiro, diz que o conceito rede sempre esteve ligado a comunicação, e isso se dá pelas relações cognitivas sociais. O conceito de internet teve um aumento a partir do final da década de 90/2000. As redes sociais como Orkut e My Space tiveram um grande avanço nos últimos cinco anos e ao que tudo indica ela crescerá ainda mais. .

Nenhum comentário: