sábado, 7 de junho de 2008

Blogs e jornalistas: Quem ganha e quem perde



Sempre que surge um novo meio de propagação de informações imagina-se quanto tempo os anteriores levarão para desaparecer.
Quando surgiu o rádio, a questão era quanto tempo levaria para o jornal impresso desaparecer. Logo veio a TV, e a mesma pergunta foi feita. Depois os portais na internet, e muitas pessoas ficaram na dúvida sobre o que aconteceria com todos os outros anteriores.
Segundo o jornalista e pesquisador Edivaldo Santos Coimbra, as mídias não se substituem. Elas coexistem e até se completam em algum momento, podendo até mesmo se fundir.
Atualmente muito se discute sobre os blogs e o jornalismo, uma vez que com o surgimento desta ferramenta no mercado ameaçou o desaparecimento do tão antigo jornalismo impresso.
O jornalismo com a crônica, com a reportagem, com a cobertura diária, com artigos de opinião e tantas outras possibilidades. Os blogs também apresentam infinitas maneiras de se blogar.
De acordo a jornalista Adriana de Melo, os blogs estão sim cada vez mais fortes e formadores de opinião , no entanto isso não significa que o jornalismo como o conhecemos hoje venha desaparecer.
Por outro lado, jornalistas não são tão simples melhores que blogueiros, pelo fato de levaram mais tempo apurando informações e dias fazendo uma matéria. E, portanto, os blogs também não devem sucumbir a suposta superioridade da imprensa diplomada.O ideal é que cada um respeite seu espaço, sem haver medos e receios e, que os blogueiros continue interagindo com leitor, sem intermédio de um repórter, sem aspas das declarações jornalística. E os meios impressos, continuem apurando com credibilidade a informação a favor da sociedade.

Nenhum comentário: