Considerar o ciberespaço como um lugar de, por e para a comunicação é um dos preceitos fundacionais do cibersocial. Por conseguinte, é imprescindível analisar o papel que joga a própria comunicação como fenômeno social: uma revolução democratizadora que se encontra expressamente refletida nos novos formatos comunicativos provocados por Internet e seu impacto nos meios de comunicação de massa tradicionais, no surgimento de múltiplas formas de comunicação e publicação pessoal ou grupal assim como nas inúmeras e novas fontes e canais informativos, nas formas de uso dos mesmos, etc.
Por outro lado, a cultura e o cultural têm um papel preponderante na sociedade do conhecimento. Freqüentemente, cultura e conhecimento podem, inclusive, chegar a funcionar como sinônimos. Internet e os novos meios de comunicação são, sobretudo, canais e espaços de e para a cultura e o conhecimento, algo que em nenhuma revolução tecnológica anterior tinha ocorrido.
Por conseguinte, a criatividade cultural, literária e artística encontra nos novos formatos e nas combinações com os velhos suportes um espaço de experimentação que se manifesta, em ocasiões, como o ponto culminante da sociedade do conhecimento. O que acontece com Internet diz respeito, sobretudo, com as pessoas e com a comunidade na medida em que produzem e compartilham cultura, de modo que o cultural encontra, na sociedade do conhecimento, um novo papel de inusitada preponderância. Por isso, a gestão do cultural e das instituições culturais aparecem num âmbito estratégico como lugar privilegiado de inovação para uma autentica sociedade do conhecimento.
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