A necessidade dos jornalistas em estarem habituados a utilizar recursos virtuais como forma de comunicação, vem crescendo nos últimos anos, seja ela, pela velocidade da informação, ou, devido a facilidade nos recursos. Ainda existem muitos jornalistas que resistem em usar a internet e que se limitam apenas a buscas no Google (e ainda assim fogem de quaiquer links que levem ao Wikipedia). Uma dica importante é ter um blog: escolha um tópico que seja do seu interesse e fale sobre ele sempre que puder, importante para quem está iniciando na carreira de jornalismo para se adaptar a mais uma ferramenta. Alguns dos provedores mais conhecidos são o blogger e o wordpress. Não esqueça também de estabelecer contato com outras pessoas que se interessam pelo mesmo tema que o seu e comente outras matérias relacionadas.2) Fotos no Flickr: compartilhe suas fotos de lugares interessantes, momentos e fatos inéditos. Coloque em prática seu potencial foto-jornalístico.3) Vídeos no YouTube: tenha uma máquina fotográfica que além de tirar fotos também grave vídeos e compartilhe com o mundo todo. Veja o poder da imagem em ação.4) Del.icio.us: nesta ferramenta você cria uma lista dos seus sites favoritos (que podem ser separados por pastas) e qualquer pessoa pode acessá-los.5) Twitter: com essa ferramenta você envia uma mensagem SMS ao Twitter e atualiza os internautas sobre os últimos acontecimentos e também conta, num instante, o que tem feito. Eu ainda aconselharia que cada um tivesse uma conta no orkut. Apesar da má fama de destruir a privacidade alheia e estabelecer uma relação muito superficial ente os usuários, nele há muitas pessoas dispostas a discutir assuntos inimagináveis e com bastante conteúdo. Você não precisa ter uma rede de amigos de “dar inveja”. O mais importante é faça parte das comunidades que você acha interessante, leia, escreva e critique, há muito comentário útil por lá. No fim você terá aprendido não apenas como usar recursos do jornalismo 3.0 como também terá mais experiência em complementar e adaptar sua matéria aos diversos formatos midiáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário