segunda-feira, 23 de junho de 2008

Esporte torna a imprensa livre na china


simbolo das olímpiadas de 2008


A china informou que irá atender á todos os pedidods de entrevista por parte da imprensa nos jogos olímpicos de Beijin, a iniciativa partiu de um esforço do gorverno chinês em conter a reclamação dos jornalistas sobre a liberdade de imprensa no país. Os organizadores do evento prometeram total liberdade aos jornalistas no país mais a situação melhorou somente a imprensa internacional para os jornalistas chineses o rigor continua o mesmo. Essa atitude gera muito descontentamento em grupos dos direitos humanos.

Segundo Liu Qi presidente do comitê organizador dos jogos será aplicado uma política de recusa zero sobre entrevistas solicitadas pela imprensa, sendo assim todas as entrevistas serão respondidas prontamente.
Porém na semana em que a tocha passou pela china policiais impediram a imprensa internacional de entrevistar cidadãos que acompanhavam a passagem da tocha olímpica, principalmente no tibete e xinj iang que são locais de resistencia de minorias étnicas que lutam principalmente contra o crescimento economico e cultural chinês nesses lugares.

beijin Irá promover uma série de entrevistas e informações agendadas para criar uma espécie de lar para os reporteres.
Segundo uma organização que luta a favor dos direitos humanos, disse em uma carta ao presidente dos Estados Unidos George W. Bush que a China tem intensificado seus abusos de liberdade de imprensa conforme a Olimpíada vai se aproximando. "Nós, então, imploramos que vocês continuem, nos dias antes das Olimpíadas, a pressionar pela libertação de 44 escritores e jornalistas ainda mantidos em prisões chinesas e a insistir na completa e irrestrita liberdade de imprensa por toda a nação", dizia a carta.

Liu acrescentou que o governo poderia intensificar sua propaganda para os Jogos, que começam em 8 de agosto. "Trabalhar muito para criar um bom ambiente de para a opinião pública para os Jogos de Pequim," declarou Liu. A esperança é que pelo menos nenhum jornalista sofra qualquer tipo de abuso por parte do governo chinês o esforço das autoridades vem principalmente do apelo de chefes de estado da maioria dos países que participaram das olimpíadas em 2008.

Os Jogos Olímpicos de Beijing fornecerão serviços de alta tecnologia, incluindo transmissão de intranet virtual e banda larga sem fio, para facilitar cobertura de jornalistas. Os recursos finaneiros investidos serão no mesmo valor da Olimpíada passada (Atenas), segundo Sun Weijia, diretor do Departamento de Operações de Meios de Comunicação, órgão subordinado ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008.
É a primeira vez, na história das Olimpíadas, que a transmissão de intranet servirá à cobertura jornalística, disse Sun, quem acrescentou que o sistema olímpico INFO permitirá a baixar dados e transferi-los diretamente aos jornalistas. A fim de garantir a alta qualidade dos serviços, o BOCOG enviou seus empregados ao exterior para conhecer as experiências das Olimpíadas anteriores, além de convidar especialistas estrangeiros para trabalhar com a equipe.



Nenhum comentário: