segunda-feira, 23 de junho de 2008

Palestina, Uma Nação Virtualizada !

Realismo impressionante de imagens e jogabilidade viciante, mas, é só um jogo ! ?
Lides, Fotos, Fontes e, porque não, o PERIGO !..mas, tudo isso, simulado, aglutinados no mundo virtual. Jornalismo e Videogame amalgamados como nunca antes.

Global Conflicts: Palestine, é um jogo desenvolvido pela Serious Games Interactive, lançado em 03 de Julho de 2007. Com cenários realistas e jogabilidade cativante, interagindo com varias personagens virtuais, o game coloca o jogador no papel de um jornalista freelancer que acaba de chegar à Jerusalém, e precisa produzir e editar artigos sobre o conflito entre Israel e Palestina. Segundo a empresa, o jogo é capaz de fazer o que outros tipos de mídias não conseguem: colocar as pessoas para interagir com os dois lados da Guerra, já que o jogador pode optar por ser de um jornal israelense ou palestino. Além disso, a proposta é de que o jogo também seja utilizado para ensinar estudantes de Jornalismo a como fazer Jornalismo Internacional, especificamente Jornalismo de Guerra. Sendo razoável, é ótima a inovação e trangressão de fronteiras do Jornalismo, e a capacidade de convergência que pode atingir, porém, dizer que “aulas com a ajuda de um jogo podem criar corrêspondentes de guerra”, é descaso pelo perigo que esses profissionais enfrentam quando realmente se propõem a fazer um bom trabalho, ou a Imprensa Americana realmente se conformou em ser Corrêspondente da Visão Patriota.

São muitos os esforços pelos quais um Correspondente de Guerra passa para sua qualificação, e maiores ainda as dificuldades que encontra em campo de batalha.
É do conhecimento da maioria que existe um conflito sendo travado entre palestinos e israelitas, mas não os motivos dessa guerra e infelizmente o jogo não promete ser o que incentiva, informando um pouco da real história pro trás dessa batalha.

O jogo requisita minimamente CPU 1 GHz, 512 MB de memória RAM, Placa de vídeo aceleradora 3D de pelo menos 32 MB, 250 MB de espaço livre em disco e Resolução de tela de pelo menos 1024 x 768 pixels e a versão mais barata sai por 20 euros(a versão completa para "fins educacionais" custa 399 euros e tem material para 15 alunos e UMA cópia com licensa para o jogo)...Creio já que o Blog é voltado aos Comunicólogos em geral e curiosos da Internet, não haverá problema em disponibilizar o jogo completo, lembrando que após o download e um breve teste do jogo, o mesmo deve ser deletado, já que sua disponibilização On-Line poderia ser considerada pirataria. . .
X__X



Nenhum comentário: