sábado, 7 de junho de 2008

Mercado aberto para estudantes

A cada momento surge um novo termo no mundo do jornalismo online. Se essas expressões não forem levadas tão a sério, suas utilizações podem ajudar a classificar novos campos e formas de se trabalhar. Um desses termos, que vem sendo muito utilizado por veículos de língua inglesa, é o "jornalismo semi-profissional".

A expressão diz respeito, entre outros, ao envolvimento e utilização de aspirantes a jornalistas -principalmente estudantes universitários - em projetos colaborativos ou coberturas jornalísticas. Tudo com a supervisão de jornalistas ou professores de jornalismo. O que pode parecer mão-de-obra barata ou coisa do tipo, é um estímulo a quem pretende levar a profissão a sério e está disposto a encarar desde cedo os desafios da profissão.

O novo termo pegou carona e ganhou força com a chamada Web 2.0, onde as pessoas e a proposta de participação estão em primeiro plano. Isso sem falar nos recursos que auxiliam na criação de redes de contatos e exploração da multimídia.
Toda essa esfera que vemos diariamente, construída a partir da troca de conhecimentos e da popularização de serviços como Flickr e YouTube, se espelha em projetos sérios de jornalismo online semi-profissional, em projetos sérios de cobertura, análise, reflexão e voz.

Nenhum comentário: