O início dos anos 2000 foram marcadas por um intenso avanço tecnológico, que se reflete em mudanças significativas em todas as esferas da sociedade. Na comunicação, muita coisa muda, principalmente, com o desenvolvimento da Internet e dos diversos fenômenos comunicacionais nascidos a partir dela. Nesse contexto, novas formas de jornalismo surgem e se desenvolvem. O webjornalismo traz novidades na produção, divulgação e consumo de notícias. Os blogs são exemplos dessas novas maneiras de lidar com informação no ciberespaço. Com um grande potencial interativo, eles se apresentam como a possibilidade de um jornalismo coletivo, construído a muitas mãos, numa comunicação horizontal.
O público deixa de ser encarado como uma massa disforme e passa a se constituir de pessoas, ativas, prontas para se expressarem e opinarem. Para tentar dar conta da complexidade desses novos fenômenos de comunicação e das transformações sócio-culturais que se processam a partir desse cenário, idéias e conceitos surgem, ganham novos contornos e passam a pautar as discussões sobre comunicação. Interatividade e Inteligência Coletiva são apenas alguns desses conceitos a partir dos quais os pensadores, teóricos, profissionais de comunicação e a sociedade em geral tentam compreender e explicar essa realidade desterritorializada e virtualizada da comunicação mediada por computador.
O público deixa de ser encarado como uma massa disforme e passa a se constituir de pessoas, ativas, prontas para se expressarem e opinarem. Para tentar dar conta da complexidade desses novos fenômenos de comunicação e das transformações sócio-culturais que se processam a partir desse cenário, idéias e conceitos surgem, ganham novos contornos e passam a pautar as discussões sobre comunicação. Interatividade e Inteligência Coletiva são apenas alguns desses conceitos a partir dos quais os pensadores, teóricos, profissionais de comunicação e a sociedade em geral tentam compreender e explicar essa realidade desterritorializada e virtualizada da comunicação mediada por computador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário