terça-feira, 24 de junho de 2008

Esforço do impresso para sobreviver na web



e-dition do San Jose Mercury News, um exemplo de transposição impresso-web

Uma transição da mídia impressa para a mídia web serve como prova de que os jornais tendem e podem continuar a sobrevivência da espécie. O exemplo é o San Jose Mercury News, que além de associar a preservação das edições em arquivo, também disponibiliza isso em um modo de leitura variado, desde a simples impressão das páginas, passando pelo envio por e-mail e mesmo em pdf.

O modo de visualização divide a tela em duas partes, sendo a da esquerda para a página inteira, de onde se pode selecionar o conteúdo passando o cursor sobre as notíicias expostas nas páginas, ao passo que à direita é possível ver somente o texto, em visual mode ou gráficos. A seleção de conteúdo pode ser feita por página ou caderno, bem como por palavras-chave em uma pequana janela de busca específica das edições. Tanta tecnologia não é à toa, uma vez que o jornal fica no Silicon Valley, região do desenvolvimento tecnológico dos EUA onde residem os nerds das mais importantes empresas do segmento.

Quem fala desta novidade é Sandra Carvalho do IDGNow, entendendo que "
O Mercury News inova pela rapidez do HTML na apresentação das páginas, na variedade de opções – modo gráfico ou texto puro – colocadas lado a lado das páginas que reproduzem o design do papel. Dá, inclusive para ler tudo da maneira convencional, com os zooms de sempre – como se faz no Globo já há um tempão."

O exemplo oferecido na foto acima pode ser melhor entendido e explorado na demonstração
oferecida pelo jornal. Adotando tecnologia da Tecnica, o San José Mercury News aposta em sua e-edition, com resolução de 1024 pixels. Este exemplo migratório das páginas impressa para a web demonstram nitidamente a permanência da distribuição do material do veículo impresso com alguma nevegabilidade e mesmo usabilidade possível a partir do uso de HTML em PHP.

Valeria a pena pensar uma hipótese de imersão deste suporte no ambiente digital, ou seja: Seria possível manter essa fidelidade acaso o mesmo deixasse de circular em papel?! Uma vez perdida a herança "genética" da mídia anterior, a da web saberia preservar essas características!?


Nenhum comentário: