sábado, 7 de junho de 2008

Tecnologia a serviço da informação

No Líbano, o serviço de Internet móvel foi lançado no final de 2006 pela Cedarcom, provedora libanesa de telecomunicações, em parceria com a japonesa Kyocera. Para jornalistas, este modem móvel, conhecido como Mobi, veio em boa hora.

Até então, profissionais de imprensa eram obrigados a pagar caro por modems via satélite que cobrem regiões inteiras, como, por exemplo, o Oriente Médio e partes da África. Com o Mobi, a área de cobertura fica mais reduzida, mas o preço é mais em conta. Existem vários planos e os provedores no país oferecem facilidades no mesmo estilo das empresas de telefonia móvel no Brasil.


Há dois tipos de modem: via conexão USB ou via cartão PCMCIA, ambos custando em torno de US$ 200,00. Após adquirir o aparelho, o usuário pode comprar cartões pré-pagos que permitem usar o serviço por um mês. O preço básico custa US$ 50,00, possibilitando utilizar um total de 2.5 GB de troca de download/upload mensais - entre meia-noite e 8 horas é gratuito. Há também planos pós-pagos.


Correspondentes de todo o mundo no Líbano podem se beneficiar da mobilidade para cobrir eventos e enviar seu material no local. É a tecnologia cada vez mais a serviço da informação. E mais barata.

Nenhum comentário: