terça-feira, 10 de junho de 2008



Para a Google, o futuro da informática está com o "computador nas nuvens"

A mais nova invenção da Google está sendo chamada de computação nas nuvens. O conceito não é novo para quem trabalha com internet. Segundo o site underGoogle, no texto Computação nas Nuvens: O futuro, segundo o Google, esse é o futuro para a empresa Google.
De acordo com a empresa, o conceito baseia-se na possibilidade de utilizar computadores menos potentes, conectados na internet e que possam usar os softwares na rede, segundo o exemplo do sucesso que a Google apresenta com o Google Docs e com a Gmail. A partir disso, o computador seria apenas uma plataforma de acesso as ferramentas, que estarão “flutuando” em uma grande nuvem, a Internet.
Com isso a Google pretende, também, baratear os computadores já que, com a implantação do computador nas nuvens, o usuário só vai precisar do teclado e o monitor. No caso, o Computador seria apenas um chip conectado à internet.Para o presidente da Google, Eric Schmidt, “O futuro dos computadores está na internet”. Em matéria feita pelo Jornal da Globo, explica que as idéias da inovadoras da Google são resultados de sua política de trabalho. Segundo a reportagem, a empresa incentiva que os funcionários trabalhem em projetos pessoais. 20% do tempo de trabalho dos funcionário da Google são utilizados para que eles trabalhem criando o que quiserem e a empresa paga para isso. Foram desses projetos que surgiram o Orkut, o Gmail e o Google Docs.

Nenhum comentário: