sábado, 7 de junho de 2008

Jornalismo na web


No mundo atual, a internet tem sido uma ferramenta importante na disseminação de fonte de conhecimento, oferecendo um conjunto de recursos tecnológicos que faz com que qualquer pessoa que tenha um computador e uma linha telefônica tenha acesso a serviços diversificados.

O jornalismo começou a considerado a web a partir da década de 80. Na época a produção jornalística resumia-se aos serviços de notícias especificas, direcionadas a um determinado segmento, esses serviços eram oferecidos pelos provedores. No entanto na década de 70 o Jornal New York Times, já oferecia resumos de textos e artigos aos assinantes que tinham acesso a internet.

No Brasil, as empresas jornalísticas entraram na rede a partir de iniciativas isoladas. O Jornal do Brasil foi o primeiro jornal brasileiro a fazer uma cobertura completa no espaço virtual, em maio de 1995. Em 1996, O Universo Online lançou o primeiro jornal em tempo real, em língua portuguesa, da América Latina.

Uma das principais características que diferencia o texto webjornalístico de outras formas de produção noticiosa é a hipermídia, uma técnica de escrita não-linear que alia os recursos do hipertexto e da multimídia. Enquanto a última se refere à utilização de diversos meios em conjunto, como áudio, vídeo, imagens e textos, o primeiro consiste em fragmentar o discurso em uma série de blocos de texto ligados entre si por links que permitem ao leitor construir o seu próprio caminho de leitura.

Outra característica destacável da internet é a possibilidade de interação, de feedback instantâneo e mesmo de remodelação da notícia pelo leitor. Conforme define João Canavilhas, "A internet oferece ao jornalista a possibilidade de falar com o leitor, em lugar de falar para o leitor. E ao falar com o leitor, o jornalista está dando a possibilidade de fazer parte da notícia, participando na sua construção através do correio eletrônico ou dos grupos de discussão".

No jornalismo online não há verdades absolutas estabelecidas e nem modelos corretos a serem seguidos. A linguagem e o formato adequado para o meio – que utilize por completo todas as possibilidades que a rede oferece – ainda estão em processo de construção, e o debate, a conversa e a troca de idéias fazem-se necessários para a configuração do estilo desejado.

Nenhum comentário: