quarta-feira, 11 de junho de 2008

Computador Sem Computador ! X__X

Google-Microsoft.Cada vez mais perto de Deus !





Você está definindo o fechamento da sua matéria na redação, quando, de repente...um novo dado surge e necessita da sua atenção imediata, pois pode definir os rumos de sua matéria! Você entra no carro, atravessa o trânsito cáustico, chega na fonte e pega O FURO que precisava para aquele aumentinho básico que você nem queria, porquê a prioridade é levar a informação ao público né; haham! Só tem um problema. . .todo o seu trabalho está salvo no desktop da máquina na redação, e não há tempo para editar as novas informações, pois o deadline está apertado !...Mas, e se o seu trabalho estivesse salvo em sua máquina pessoal; que está em um agrupamento de outras máquinas, virtuais, acessível de qualquer terminal onde você possa encontrar um monitor, um teclado, um mouse e um pequeno chip que dá acesso a Internet ? !



Cloud Computing, ou como está sendo chamado aqui pelas bandas de Píndorama, Computador Nas Nuvens (mais um título desses caras que é pago para renomear filmes estrangeiros), é um conceito que apesar de parecer, não é novo como a Mulher Melância e o Créu, mas também já ocupa a cabeça de muita gente. Trata-se justamente da disponibilidade de serviço de um computador totalmente virtual, onde as configurações pessoais, softwares, arquivos e tudo mais estão armazenadas em um servidor, necessitando apenas dos periféricos, o monitor e uma conexão com a Internet (lógicamente, nos padrões nacionais, poucas são viáveis pela instabilidade e lerdeza dos serviços). Até a Globo ajudou a desanuviar as nuvens que pairam sobre esse projeto na visão geral, com uma matéria no Jornal da Globo algum tempo atrás(tudo bem, ela ajuda a manter a ignorância atual do povo e bem que podia ser no JN né!)mostrando a sede do Google, que é a empresa que atualmente mais está investindo no projeto, em parceria com a IBM(é...nem tudo é perfeito) e entrevistou até o presidente da Corporação, Eric Schmidt. O Cloud Computing já é utilizado por empresas de segmento Tecnológico no Mercado, e, infelizmente, ainda não se têm uma previsão para o uso em larga escala, por usuários comuns...



O conceito não se remete a apenas isso, É BEM MAIS QUE ISSO (parafraseando um pássaro bem conhecido dos amigos de sala), como demonstra Cezar Taurion, gerente de Novas Tecnologias Aplicadas da IBM Brasil. E mais sobre essa fantasia digital também pode ser visto no site do INFOBLOGS, ou pesquisando feito doido por todo canto da Internet.
Espere-mos que não seja mais um sonho de sílicio, ou pior, mais uma maneira de angariar fundos para os pobres magnatas da Era Virtual !

Por Hoje É Só Pessoal

X__X

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

X_X, muito bom ter lembrado que existem nuvens! Ocorre que agora este pessoal já está ocupando este espaço.
Como tudo na contemporaneidade, sempre há uma probabilidade favprável e outra desfavorável. Se vingar um único servidor e houver máquina barata, muitos terão acesso. Por outro lado, a pirataria que vem atendendo os miseráveis com softwares a R$ 10, certamente estará com os dias contados!
O que eu aprecio é que a criatividade é tanta no mundo digital, que outras novidades rondarão estas nuvens, que podem ficar pesadas e a tempestade cair em nossas cabeças!
Só espero que não seja como no filme Magnólia, cuja chuva é de sapos. Bom, a do Cloud Computing certamente será de mouses!
@_@"
►◄