domingo, 8 de junho de 2008

E viva a liberdade de informação


“All rights reserved”


A popularização da rede permitiu que uma quantidade incontável de conhecimento navegasse. Em 1988 o artista Don Hopkins criou o termo Copyleft para se opor ao Copyright. A filosofia Copyleft, representada por um C ao contrário (imagem acima), garante direitos comunitários das obras produzidas sobre o selo. Têm o direito de colaborar e transformar as obras aqueles que continuarem utilizando o selo e creditando as fontes para que o conhecimento siga e se perpetue livremente.

Logo a expressão “All rights reserved” (Todos os direitos reservados) ganhou a sátira “All Rights Reversed” (Todos os direitos revertidos). Essa forma de cultura livre forma comunidades que discutem os mais diversos temas. Uma luta intensa em busca da informação livre e acessível ao maior número de pessoas.

É a velha máxima “conhecimento gera conhecimento”. Para entrar na onda do Copyleft é preciso navegar, e navegar muito. Quanto mais informação disponível, mais fácil será encontrar informação, e cresce a produção e em conseqüência o conhecimento. E está a lógica dos que se aventuram nessa nova onda. Os mares parecem estar pra peixe, cabe aos interessados alimentar o incansável mundo do conhecimento.


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