segunda-feira, 9 de junho de 2008

Censura chega aos blogs


Deu no Observatório da Imprensa: “TRE censura blog com banner eleitoral”. Parece contraditório, mas um espaço tradicionalmente dedicado à expressão individual da opinião – como em uma conversa informal entre amigos na troca de e-mails – foi censurado pela Justiça Eleitoral. O alvo foi o blog de Pedro Dória, que lançou uma campanha pedindo que um deputado federal se lançasse candidato à prefeitura do Rio de Janeiro. E ele se candidatou ao cargo.

Por conta do banner, que foi também publicado em outros blogs, o deputado foi intimado. Agora, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro quer que a campanha seja retirada da Internet, sob pena do político ter sua candidatura cassada. O que não é observado pela Justiça Eleitoral, no entanto, é que um blog é utilizado para a manifestação pessoal de opiniões, direito de qualquer cidadão brasileiro, mesmo em caso de posicionamento político.

O próprio Dória faz questão de ressaltar: “Nenhum político paga por este banner. É uma declaração de voto pessoal de minha parte. O banner leva a um argumento pela sua candidatura. É o meu direito como cidadão de manifestar o que penso, qual o caminho que desejo para minha cidade. Ninguém deve ser punido porque exerci meu direito de cidadão em uma democracia de manifestar minha opinião”.

Não se trata de defender a candidatura de um determinado político, mas de garantir a liberdade de expressão. E a Internet é cada vez mais utilizada como meio de manifestação de opiniões.

Nenhum comentário: