A Assessoria de Imprensa é um instrumento dentro do composto de Comunicação desenvolvida para as organizações, fazendo parte das atividades da área de comunicação. Ao contrário do que alguns equivocadamente pensam, a tradução do inglês Publicity não tem a ver com Publicidade, mas com assessoria de imprensa. Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público e a imprensa.
No Brasil, os profissionais que desempenham a função de Assessoria de Imprensa costumam ter formação em Relações Públicas ou em Jornalismo. Uma curiosidade é que em outros países, a função não é reconhecida como jornalística, e sim como de relações-públicas. Esse é um mercado que oferece um dos melhores salários dentro da profissão de jornalista, além de ser um excelente aprendizado na área corporativa.
O trabalho na Assessoria de Imprensa tem o objetivo de conquistar cobertura editorial (reportagens, notas em colunas etc.) nestas mesmas mídias, com apelo noticioso e não comercial. O serviço desenvolvido pode ser para um assessorado ou uma instituição. Empresas, pessoas físicas como personalidades públicas, médicos, advogados, músicos e instituições e organizações como empresas estatais costumam contratar profissionais para a assessoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário