quarta-feira, 4 de junho de 2008

Navegar é preciso

O princípio da informação livre é levar ao conhecimento. Quanto mais informações estiverem disponíveis, maiores serão as probabilidades de que se cruzem e gerem conhecimento. Um sujeito isolado encontra outro, juntando suas informações chega a conclusões, e a humanidade simbolicamente dá mais um passo. Para que se encontrem, precisam navegar, e muito.
Informação livre propicia um ambiente criativo, este sangue que circula na internet e a mantém viva pulsante. Foi assim que surgiu o Linux, o maior exemplo de uma nova forma de produção coletiva, que abre mão da remuneração direta em busca de um retorno infinitamente superior, tanto pessoalmente quanto coletivamente.
Pensando no todo é que se chega a uma melhor condição individual. É esta mentalidade que faz dos orientais, notadamente os japoneses, uma nação próspera. Sei que é um exemplo simplório e redutivista, mas qual não é? O que importa é que é real.
Para recorrer a outro exemplo em moda, esta nova forma de produção é a essência do Equilíbrio de John Nash, o matemático retratado no filme "Uma Mente Brilhante". Se todos os rapazes da mesa paquerassem a mesma garota, todos fracassariam. Se ao contrário, cada um deles só paquerar uma garota, todos eles teriam companhia, assim como elas. Todos saem ganhando, e ninguém perde. Superficialmente, o exemplo do filme resume a teoria de Nash e ainda ajuda a demonstrar porque é importante ver informação livre e gratuita circulando por servidores mundo afora.
Quanto mais se navega, mais se aprende mais se pode gerar conhecimento e formar cabeças pensantes, essas mesmas que andam faltando pelo mundo.

Nenhum comentário: