quarta-feira, 4 de junho de 2008

O bem comum acima do conceito


Uma nova forma de produção, um novo conceito de ganho, diferente da produção remunerada direta, mostrando que é possível viver fora dos domínios monopolistas da informática mundial. Naturalmente, o conceito é válido para todas as áreas, desde a ciência até a filatelia.
O conceito capitalista de posse intelectual de determinado conhecimento é superável, dando forma ao compartilhamento, à vida em comunidade, sem, no entanto menosprezar os méritos do criador. Linus Tovards é mundialmente reconhecido, e seu Linux é de domínio público.
Não se trata da negação simples e inconseqüente do direito autoral, mas sim a desvinculação do direito patrimonial. A patente pode ser renegada frente ao crescimento do todo. Certamente, para os nossos dias, uma visão utópica. Mas não inviável.
Agora, sendo a informação livre, o que ganham as corporações? O que a mídia lucra abrindo mão do lucro gerado pela informação transmitida? E pior: como manipular quando há mentes inteligentes buscando o porquê além do que?
A internet mostra seu poder transformador ao questionar meios de produção, ao permitir a exploração livre e gratuita de todo o conhecimento já gerado. Um poder de alcance global, que ao mesmo tempo serve para informar e formar, basta que haja receptividade. Havendo, a bola de neve crescerá ladeira abaixo, para desgosto dos corporativistas.
Mais do que internautas, a internet é feita de pessoas. Vamos alimentar suas massas cinzentas e deixá-los alimentar as nossas. De graça, sem dúvida.

Nenhum comentário: