terça-feira, 3 de junho de 2008

Jornalista avatar



Ferramentas para a produção de avatares


Esqueçam as redações convencionais e guarde bem este nome: jornalista avatar. Alguns veículos, como por exemplo, O Estado de S. Paulo já contrataram repórteres para sua sucursal no Second Life Brasil. Os profissionais produzem o MetaNews, o jornal do SL feito inteiramente por jornalistas avatares. No SL é possível criar um avatar de repórter e fazer reportagens em um universo literalmente digital.


O Estadão foi um dos pioneiros a ingressar no metauniverso.O MetaNews é o jornal oficial do SL, e como não podia deixar de ser, funciona no modelo jornalismo cidadão: os residentes do SL podem enviar suas matérias e contribuir com a publicação. O jornal tem de tudo, desde programações culturais a anúncios no ambiente virtual e os requisitos para se conseguir o emprego são: inglês e gosto por tecnologias, mundo virtual e games.


Em diversos blogs já é possível encontrar jornalistas que se utilizam de avatares para postar. Alguns usam codinomes e elaboram imagens que nada se parecem com eles mesmos para expor suas ideologias e falarem abertamente sobre fatos que, infelizmente não são permitidos nos veículos ao qual trabalham. Os assuntos são pertinentes à política do país e do mundo, e trazem um sabor bem humorado e criativo.

É fácil encontrar sites que disponibilizam ferramentas para a construção de avatares. Além disso, é possível fabricá-los em forma de caricatura com a sua própria imagem e ainda fazer download de emoticons para o MSN, Yahoo, Gmail, entre outros. Você pode escolher a cor dos cabelos, dos olhos, da pele, tipo de roupa e tudo mais que a sua imaginação quizer.

O problema de se ter um avatar anônimo é que corre-se o risco de perder a credibilidade, já que os blogueiros não possuem boa fama, pois a maioria deles não é composta por jornalistas. Mas para inovar vale tudo, até eu já fiz o meu avatar (veja imagem acima). Quem sabe um dia eu não crio coragem para trabalhar em um universo de tanta tecnologia e produza um avatar mais elaborado. E você não quer ter um?

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

:: Valeu Samantha, seu texto está leve e ligeiro e dá a idéia deste universo "aparentemente complicado". A sintonia está boa, pois a colega Thaysa também optou por esse assunto, mas focou mais o criador do Second Life. Valeri a pena vcs trocarem idéias e quem sabe comentar ambas produções.
Legal que vc aponta essa tendência como um jornalismo que precisa construir sua credibilidade neste "novo mundo".
@_@"
►◄