terça-feira, 3 de junho de 2008

Multimídia impulsiona contadores de histórias



Começa a chegar ao Brasil, com influência nas reportagens de alta qualidade já praticadas no exterior, os sites especializados em contar histórias de um jeito jamais visto. Textos, áudio, vídeo e foto são algumas das ferramentas que dão suporte para tornar esse novo método de narração ainda mais atrativo.

Apesar de ainda ser muito lento no Brasil, o processo já é desenvolvido por alguns poucos profissionais que apostam tempo e talento nas boas reportagens digitais. O Jornal do Comércio, em Recife, é o único centro de excelência no país. Algumas excessões de qualidade também já são publicadas no G1, mas normalmente são materiais quase amadores, produzidos com pouco orçamento.

Pensando nesse novo mercado ainda pouco explorado, um grupo de jovens jornalistas brasileiros montou a Garapa uma produtora de jornalismo multimídia dirigida por Paulo Fehlauer, Leo Caobelli e Rodrigo Marcondes. O endereço virtual do trio conta com poucos trabalhos disponíveis, mas já pode-se notar que é mantido por grandes contadores de histórias.

O site brasileiro é inspirado no MediaStorm , de Brian Storm, ex-diretor da MSNBC. O experiente jornalista resolveu investir seus dólares na construção de uma produtora digital para a rede, que desenvolve trabalhos de qualidade, baixo orçamento e muita criatividade. Nas publicações há conteúdo de veículos da grande mídia americana, como MSNBC Washington Post e o Los Angeles Times .

Os brasileiros, que acabam de entrar nesse novo mercado, ainda fazem o trabalho com poucos recursos, mas aguardam patrocínio para desenvolver e aperfeiçoar a linguagem.

Nenhum comentário: