terça-feira, 3 de junho de 2008

Notícias positivas ganham espaço

Aos poucos, um novo estilo de jornalismo vai se impondo na mídia imprenssa nos quatro cantos do mundo. Diferente daquele criado nos Estados Unidos com o formato de um conto ou novela - estrutura com começo, meio e fim - o estilo conta o que de bom acontece na sociedade, sem deixar de servir ou informar criticamente sobre o que acontece nela e no mundo.

Conhecido como jornalismo de notícias positivas, o novo formato já é praticado em alguns jornais americanos, onde se descobriu que "o homem mordendo o chachorro", considerado notícia tradicional, não pode ser apenas o negativo. O lado certo e justo do ser humano é mais generalizado que o contrário e começa a ser valorizado.

“Todas as notícias são boas para imprimir”, afirma a legenda do The New York Times. Assim começava também um artigo do Independent, de 2 de Março, que dizia que um editor inglês só publicaria notícias positivas. John Mappin, de 39 anos, possui três jornais em Londres e afirma categóricamente: “Estamos interessados em notícias positivas e que ajudem”.

O editor não noticia histórias de crimes ou qualquer outra que cause medo e isolamento social. Mappin dá preferência aos "contos do triunfo sobre a adversidade", como ele mesmo conta. A ideia não é nova. Outros jornalistas, como Martyn News, que trabalhou na BBC, já se queixaram do número insuficiente de boas notícias.

O jornalismo positivo destaca e enfatiza tal trabalho, explica seu valor e significado, promove-o aos quatro cantos, procura fazer com que seja conhecido também entre os analfabetos e ensina que o caminho da comida passa pela educação escolar.

Nenhum comentário: