quinta-feira, 5 de junho de 2008

Comunicação em rede, a salvação.


Não é preciso provar por meio de pesquisas, que o orkut tornou a informação muito mais acessível para todos.Quem tem um profile no site de relacionamentos sabe disso. Este meio de comunicação digital permite o armazenamento, a busca e a divulgação dos saberes, de forma rápida e barata. Essas comunidades virtuais funcionam como um depósito, onde juntos, opiniões, troca de experiências e conhecimentos formam a inteligência coletiva da humanidade.
Compartilhar as informações é uma forma de subversão. O indivíduo se livra da informação que lhe é vomitada pela grande mídia e busca outras formas de inteligência. Tanto isso é verdade que já há quem utilize o Orkut como fonte em trabalhos acadêmicos. Há ainda o Myspace, que dá um leque de possibilidades aos usuários. Que tem uma banda, por exemplo, pode compartilhar músicas, vídeos, conhecer novas bandas de semelhante estilo, divulgar as músicas e conseguir assim, muito mais facilmente, contatos em lugares que organizam shows e inclusive contratos profissionais.
A Internet Livre foi criada para ser um espaço aberto de circulação, recepção, troca e expressão, que permite a você uma ampliação no universo digital. O projeto está incorporado como espaço de criação e intervenção sociocultural. Um acesso democrático da rede e na rede, que proporciona uma cultura digital. A comunicação das pessoas rede serve para que elas se organizem e tenham entre si uma relação mais ampla.
Através da rede, as pessoas podem, por exemplo, distribuir um marketing viral - aqui cio o exemplo dado em aula pelo professor Elizeu, em que em um site de uma empresa de cadeados, alguém soltou um vídeo em que abria o cadeado da empresa com um grampo, acabando com a segurança que a peça deveria trazer.
Se comunicar em rede é uma grande maneira de expandir as informações que cada um tem pelo bem coletivo. Desta forma, enquanto isso vai acontecendo, as pessoas vão tendo cada vez mais acesso a informação, a cultura, etc. Ficando mais informadas, o senso critico fica mais aguçado e ficando mais aguçado, o senso crítico te dá uma nova perspectiva de mundo, onde você passa a entender de maneira diferente o que acontece ao redor e não se percebe. Esta é uma forma de jornalismo cidadão, onde na há empresa, não há interesse financeiro, e portanto, não há como não ter vários pontos de vistas de um mesmo acontecimento ou momento na história.

Nenhum comentário: