quarta-feira, 4 de junho de 2008

TV Online - A onipresença do jornalismo

A onipresença, virtude atribuída somente ao “bom Deus”, começa a fazer parte do cotidiano do jornalismo. Por meio das TV’s Onlines, o jornalismo ultrapassa a barreira do tempo, já que noticiar, informar e divulgar os "furos” de reportagem fica cada vez mais fácil e prático.
A já conhecida frase “uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”, no jornalismo das TV’s Onlines, pode ser adaptada para “uma filmadora simples na mão e um olhar atento”. Basta isso para que em minutos, o conteúdo registrado chega aos milhões de internautas do mundo todo. Informação cada vez mais rápida e de fácil acesso.
No Brasil, a primeira emissora de Tv Online, a AllTV, consagrou-se em 2005, com apenas três anos e meio de existência, ao ser contemplada com o Prêmio Esso 2005 na categoria “Melhor Contribuição ao Telejornalismo”.
Pioneiro, à margem da tradição das grande famílias midiáticas do País, o projeto foi criado pelo jornalista brasileiro Alberto Luchetti, desenvolvido por brasileiros e tem a marca do ineditismo em todo o mundo.
Em entrevista ao Portal Comunique-se, Luchetti destacou o formato inovador da TV Online: "Como os próprios jornalistas do júri do Esso enfatizaram, a allTV é hoje a TV da geração multimídia, uma soma de tudo o que há de mais importante nas mídias tradicionais: conteúdo de jornal, agilidade e imediatismo de rádio, plástica e imagem de TV e interatividade de Internet”.
Para Gelson Souza, autor do estudo acadêmico "Jornalismo On-line: Guia Teórico e Prático", na internet qualquer pessoa pode montar sua emissora. Não é preciso obter uma concessão e o alcance é mundial. Os custos do equipamento são modestos (se comparados aos estúdios profissionais) e, em geral, quase todo computador pessoal é capaz de gravar sons de um microfone, assim como as máquinas digitais mais populares são capazes de gravar vídeos.
Essa inovação no jornalismo, novamente por meio da internet, deixa claro que a interatividade caminha junto com o jornalismo. E que a rápidez na divulgação dos fatos nem sempre caracteriza-se em conteúdos superficiais e amadores.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

::Rodrigo, bem interessante o destaque do pioneirismo da TV online. Isso mostra que muitos visionários brasileiros, a exemplo de Chatô, também estão atentos.
mas todo internauta sabe que de lá para cá muita "coisa" ocorreu.
Fica aí o convite para que envereds nesta trilha com novo enfoque!
@_@"
►◄