quarta-feira, 4 de junho de 2008

Jornalismo open source causa polêmica

Selo Open Source Initiative.

Jornalismo Open Source ou jornalismo participativo, como é conhecido, é uma filosofia na qual o conteúdo da notícia é produzido de forma colaborativa, ou seja, as notícias são produzidas por cidadãos sem qualquer tipo de formação acadêmica específica na área de Jornalismo. Isso se deve ao fato de o avanço tecnológico ter crescido muito em pouco tempo, hoje em dia qualquer pessoa possui celular com câmeras digitais, por exemplo, o que facilita muito na hora de captar algum fato que acabou de ocorrer e publicá-lo na internet em questão de minutos.
O jornalismo open source se caracteriza pela maior liberdade na produção de notícias, sendo assim, as matérias, podem, em alguns casos, fugir dos padrões de escrita jornalística, como no caso do lead e da pirâmide invertida. Por outro lado, as matérias publicadas devem ter credibilidade, e essa parte cabe aos jornalistas profissionais, na função de editores, verificar a veracidade dos fatos antes de publicá-los.
Para a jornalista Ana Maria Brambilla o jornalismo open source não surge com a intenção de desregulamentar nenhuma profissão, a meta é fortalecer as bases dialógicas de uma imprensa cuja função é aperfeiçoar o potencial crítico do público.
Segundo o observatório da imprensa a equipe do site OhmyNews, exemplo de jornalismo open source, edita matérias de jornalistas cidadãos por toda Coréia do Sul. Têm mais de 150 artigos postados diariamente no site, que vão desde notícias de ultima hora até analises políticas. Os repórteres cidadãos recebem de US$ 2 a US$ 20 por cada matéria publicada pelo OhmyNews. Cerca de 76% dos repórteres são do sexo masculino, 20% são universitários, 6% são mocroempresários e 73% tem de 20 a 39 anos de idade.
Open source ou código livre é um software de utilização livre, para quem quiser usar. Todos podem contribuir, seja no desenvolvimento, seja na correção de erros, seja na documentação, desde que a condição de liberdade seja mantida. O termo open source surgiu pela primeira vez em 1998 e foi cunhado pela OSI (Open Source Initiative).



Nenhum comentário: